O desafio das universidades: Captação e retenção de alunos

Em determinada época do ano, é comum que as instituições de ensino comecem o desenvolvimento de seu planejamento escolar. É de extrema importância levar em consideração as estratégias de marketing para captação e retenção de alunos.

Se sua instituição de ensino conta com um número baixo de alunos ou necessite de uma quantidade maior de novos alunos, a captação é o objetivo no qual sua universidade deve aplicar maiores esforços.

Definir melhores estratégias de marketing, conhecer seu público, tornar a imagem da sua universidade mais atrativa, são exemplos de algumas das ações que devem ser tomadas para impulsionar seus resultados na captação de alunos.

Se a sua universidade tem um número significativo de evasão, ausência e inadimplência, a retenção é o seu objetivo.

Capacitação de profissionais e acompanhamento do desempenho dos alunos, além de trabalhar o ambiente da instituição para que se torne agradável e atrativa para seus usuários.

Obtenha sucesso com ambos

Mesmo que sua empresa vise mais uma do que a outra, captação e retenção são ações complementares entre si. Portanto, têm seus efeitos reduzidos caso sejam aplicadas separadamente.

Digamos que sua maior necessidade seja a captação de alunos. Você deve focar nas estratégias que irão lhe dar bons resultados nesse quesito. Porém, se você esquecer da retenção, a evasão de alunos acarreta uma perda no investimento aplicado para captação, já que os alunos não serão mais pagantes e não concluirão seus cursos.

O mesmo acontece caso a retenção de alunos seja sua maior necessidade. Caso aplique as estratégias apenas para retenção e esqueça da captação, sua universidade não contará com novos alunos, impactando o crescimento empresarial e financeiro.

Opte sempre por usar ambas ações, captação e retenção, no planejamento da sua instituição de ensino. Isso aumentará significativamente o sucesso dos seus objetivos.

Saiba mais sobre o Sistema de Gestão Educacional

O nosso Sistema de Gestão Educacional, oferece uma série de relatórios financeiros e gerenciais que facilitam a administração, oferecendo informações ágeis e confiáveis, torna possível uma melhor comunicação com os alunos e ainda oferece um ambiente e-learning dentre outras funções.

Caso queira saber mais sobre como o sistema de gestão educacional pode ajudar na otimização da instituição e consequentemente na motivação do corpo docente, fale com o nosso especialista ou deixe aqui seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *