Porque utilizar o CRM?

Quando se fala em relacionamento com o cliente, é muito comum se lembrar da sigla CRM, mas afinal o que ela significa e quais os benefícios que ela pode trazer às empresas, em qualquer que seja o ramo de atuação.

O CRM, Customer Relationship Management ou simplesmente Gestão de Relacionamento, é um software que auxilia na organização e controle de todo o relacionamento com o cliente, desde a fase de captação até a rotina diária de contato com o cliente/aluno.

Qual a importância de um CRM?

Estamos em um momento de ascensão em que o cliente exige maior atenção, e o CRM é a ferramenta que mais possibilita esse estreitamento no relacionamento.

Essas plataformas se tornaram cada vez mais conhecida no mundo empresarial, com a intenção de ser utilizada como apoio para colocar em prática a estratégia que também se denomina de CRM.

Mas para isso é importante saber como utilizar, e abaixo temos alguns pontos que podem melhorar a utilização desse banco de dados precioso.

  1. Organização e o histórico

Para que as ferramentas de CRM sejam funcionais é importante ter todas as informações de clientes/alunos de forma organizada, de preferência em um banco de dados que seja possível alimentar a ferramenta.

Mas é importante que tenha histórico, ou seja, saber o que aquele cliente já participou da empresa ou já tenha registros de solicitações que foram atendidas ou não. Em uma Entidade de Ensino Superior, por exemplo, é importante saber se o aluno já teve histórico em outra instituição, quais os cursos que foram opções para o vestibular e quais as solicitações já atendidas e não-atendidas e a justificativa para cada uma delas.

Afinal, no momento que o aluno encerra um ciclo na instituição é possível entender qual o perfil que ele teve e qual outro curso é possível oferecer.

  1. Centralização de informações e maior conhecimento

Com CRM, fica mais fácil para lidar com o cliente, isso porque as informações passam a estar centralizadas em um único lugar. Com históricos, aprendizados, informações importantes para que se possa aumentar o contato e o relacionamento com o aluno.

Além disso, quanto maior a centralização de informações maior é o conhecimento sobre aquele cliente/aluno o que torna mais fácil o contato diário e até mesmo onde nascem novas oportunidades.

  1. Fidelização do Cliente

O CRM também possibilita que haja maior assertividade no momento de divulgações ou campanhas publicitárias diretas, ou seja, aquelas que estimulam o relacionamento entre empresa e cliente e com isso é mais fácil de manter a fidelização.

Outro ponto, não menos importante, que com CRM ativo é possível identificar as falhas e os ajustes feitos para atender aquele cliente.

E como escolher essa ferramenta?

É importante na escolha da ferramenta entender se ela preenche alguns requisitos básicos para sua implantação

Facilidade: deve ser uma ferramenta de fácil manuseio, isso porque ela deve atender exatamente o que é necessário e por pessoas que possuem pouco conhecimento técnico, muitas vezes.

Além disso, conhecer se as funcionalidades atendem as necessidades, uma vez que muita funcionalidade também atrapalha quando não são muito bem utilizadas.

O preço é outro fator importante, uma vez que a ferramenta deve atender a necessidade e deve ter seu preço também acessível e compatível.

E também o Suporte, quando uma ferramenta é implantada é necessário entender qual o suporte que terá, em quais canais? Como acessar o suporte em um momento de dúvidas e quem irá fazer as atualizações necessárias? Todas essas perguntas devem ser sanadas antes da contratação, para que mais tarde não surjam problemas.

 

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